Com o espírito de estar presente onde houver um jurisdicionado, o Grande Oriente do Rio de Janeiro (GORJ) realizou um importante Seminário de Formação voltado para os recém-eleitos Veneráveis Mestres, Secretários, Tesoureiros e Oradores das regiões Norte e Noroeste Fluminense, preparando-os para a gestão 2026/2028.
Na abertura, o Eminente Grão-Mestre Jaílton Panissolo destacou conquistas marcantes do GORJ, como a aquisição do casarão histórico em Laranjeiras, o tratado de amizade e reconhecimento com diversas Potências, além da aproximação com a UGLE (United Grand Lodge of England). Em seu discurso, também abordou a delicada situação vivida pela GLMERJ, alertando sobre possíveis repercussões em âmbito nacional e internacional.
Em razão da ausência do Grande Secretário de Planejamento Estratégico, foi exibido um vídeo de sua autoria, esclarecedor sobre a legislação da Potência, reforçando as normas legais vigentes. Já o Grande Secretário de Administração enfatizou a importância do domínio do portal eletrônico para o bom desempenho das Lojas. Tendo sido, ao final, apresentado pelo GS de Cultura e Ritualística, o encerramento do evento. O momento foi marcado por intensa participação, com perguntas e respostas que dissiparam dúvidas e fortaleceram o entendimento dos presentes.
O ponto alto do encontro foi a entrega da medalha comemorativa dos 52 anos do GORJ às Lojas Nova Esperança nº 17, Nicola Aslan nº 24, Francisco de Assis Carvalho – Xico Trolha nº 34 e Luiz Salomão Ginsburg nº 36, além da entrega de certificados de participação.
O seminário consolidou-se como um marco de integração e fortalecimento institucional, reafirmando o compromisso do GORJ com a formação, a transparência e a valorização da tradição maçônica no estado do Rio de Janeiro.