Logo
Atendimento (21) 2260-1998

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - 09:00HS AS 18:00HS - SECRETARIA: (21) 97025-3901 / TESOURARIA: (21) 97025-4501

Email para contato

[email protected]

NOSSA HISTÓRIA

A FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO RIO DE JANEIRO - GORJ

Criado o Colégio de Grãos Mestres da Maçonaria Brasileira, em 27 de maio de 1973, sob a Presidência do Irmão Athos Vieira de Andrade (a esq.), a Maçonaria brasileira tomou novos rumos e começou a se organizar como Potência Independente e autônoma em todo território nacional. Nos vários Estados da Federação o Colégio de Grãos Mestres, por suas Potências filiadas, passou a regularizar e a fundar novas Lojas com o fim de que em triângulo maçônico dessem início regular às novas Potências filiadas ao também novo Colégio de Grãos Mestres. Por conta disso, em 12 de Setembro de 1973, foi fundada a primeira Loja Maçônica independente no Rio de Janeiro sob os auspícios do Grande Oriente Independente de Minas Gerais, com a finalidade de dar-lhe regularidade de origem, do qual o Irmão Athos Vieira de Andrade também era seu Grão Mestre.

Assim, surge a Loja “LIBERTADORES” que é instalada e regularizada em 08 de Dezembro do mesmo ano. Seqüencialmente, ainda sob os auspícios do Grande Oriente Independente de Minas Gerais, mais duas Lojas independentes são criadas na jurisdição do Rio de Janeiro sob o título distintivo de “LUZ DA RAZÃO” e “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”, dando assim condições para que o Grande Oriente do Rio de Janeiro fosse fundado em 24 de maio de 1974.

O Grande Oriente do Rio de Janeiro foi instalado inicialmente na Rua Sacadura Cabral, no Centro do Rio de Janeiro, onde se manteve de sua fundação até a gestão do Grão Mestre Pastor Isaias de Souza Maciel, ocasião que foi transferido para sua confortável sede atual na Rua Teotônio de Brito, 360 Olaria / Rio de Janeiro / RJ, onde reúne o Gabinete do Grão Mestre e do Grão Mestre Adjunto e amplas instalações para o exercício das atividades litúrgico-ritualisticas.

O primeiro Grão Mestre do Grande Oriente do Rio de Janeiro foi o Irmão Paulo Rodarte de Faria Machado (a dir.), cuja posse solene ocorreu no dia 16 de junho de 1974, no Auditório do Palácio da Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde compareceram aquele ato público varias autoridades civis e militares além de mais de quinhentos convidados.


 

  
 


Emitido em 16/04/2024 04:35