Logo
Atendimento (21) 2260-1998

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - 09:00HS AS 18:00HS - SECRETARIA: (21) 97025-3901 / TESOURARIA: (21) 97025-4501

Email para contato

[email protected]

ESTRELA DO ORIENTE

A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica, fraternal onde fazem parte homens maçons e mulheres de bons princípios, com valores espirituais, mas não é uma religião, nem tão pouco uma sociedade feminista.

Tem como propósito através dos seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo.

Existem entre os seus membros um profundo elo fraternal, muito amor o que aproxima uns dos outros fazendo-os cada vez mais queridos entre si, sendo um privilégio poder servir seu próximo sempre que for preciso e possível.

Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte a Ordem de Raibow Girls (Meninas do Arco-íris), preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.

A Ordem foi fundada em 1850 por Robert Morris que nasceu em Massachusetts, EE.UU. em agosto de 1818. Foi advogado e professor em várias Universidades, Mestre Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky.

No Brasil, surgiu em 02 de Agosto de 1997, através dos Irmãos Alberto e Célia Mansur. Eles se uniram a Irmãos e Cunhadas, de várias Lojas Maçonicas, da Grande Loja Maconica do Estado do Rio de Janeiro. Esta união, após quase 3 anos de estudos sobre a Ordem, proporcionou a fundação de 4 Capítulos, no Estado do Rio de Janeiro, primeiros na América do Sul. Os Capítulos: Electa #1, Rio de Janeiro #2, Grande Rio #4, na Cidade do Rio de Janeiro e, o Capitulo Charllote Mendenhall #3, na Cidade de Niterói. Todos Capítulos foram patrocinados por Lojas Maconicas reconhecidas e regulares: ARBLM Vigilantes da Lei 30 #76, ARLM Isabel Domingues # 109, ARBLM Progresso e Ordem 36 #58, ARLM Obreiros da luz #44, ARBLM Hiram #7. Houve também importante participação e apoio do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo Aceito da Maçonaria para Republica Federativa do Brasil, na fundação destes Capítulos. Muitos foram os macons que se destacaram nos preparativos, dentre eles os Irmãos: Sidney Lace, Lyrio Bravin, Roberto Silveira, Valdir Barcellos Sixel, Arthur Domingues, Venâncio Igrejas, Jorge Lins de Andrade e Silva, Luís Cosme dos Santos, Eriberto Peres, Paulo Roberto Ribeiro Lemgruber, dentre muitos outros de igual importância. Parte destes incansáveis colaboradores foram iniciados na fundação e outros posteriormente. Poucos não iniciaram. Alem da traducao de rituais e entendimento dos trabalhos ritualisticos da Ordem, era necessário passar tudo isto junto as cunhadas, para especial compreensão.

A sociedade cresceu muito e hoje existem em vários países como: Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Alasca, Porto Rico, Havai, Australia, Canada e outros, com aproximadamente 1.200.000 membros.

Para ser uma Estrela do Oriente é preciso ser esposa ou viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, ou cunhada de Maçcom regular.

É preciso ter no mínimo 18 anos de idade. Os principais requisitos para ser uma Estrela do Oriente são: acreditar em um ser supremo, ser pessoa de boa conduta moral, e ter consciência e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia.

As reuniões são feitas em Templos Maçônicos ou salas capitulares. Para formar um Capítulo é preciso 18 membros sendo 16 senhoras e 2 Mestres Maçons, com patrocínio de uma ou mais Lojas Maçônicas regulares.

A Estrela do Oriente tem como propósito: através dos seus trabalhos ritualísticas:

• educar;
• edificar caráter;
• ressaltar valores morais e espirituais;
• fazer caridade e servir ao próximo; e
• dar suporte a "Ordem Internacional das Filhas de Jó;.

As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria.

Podem iniciar no Capítulo da Estrela do Oriente, esposas, filhas, noras, mães, irmãs, netas, bisnetas e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica e Maçom que esteja regular em uma Loja.

A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.

Os principais requisitos são:

• acreditar em um ser superior;
• ter boa conduta moral;
• ter bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade.

A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam, que terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade. No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.

Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas. A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste. A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista.

Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do sexo feminino e 2 do sexo masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros. Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente.


Emitido em 23/04/2024 22:30