Logo
Atendimento (21) 2260-1998

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - 09:00HS AS 18:00HS - SECRETARIA: (21) 97025-3901 / TESOURARIA: (21) 97025-4501

Email para contato

[email protected]

NOSSA BANDEIRA

INTERPRETAÇÃO DO EMBLEMA DISTINTIVO DO GORJ


O presente emblema distintivo do GORJ apresenta-nos, dentro de um círculo, os morros e montes que enfeitam a Baia de Guanabara, bem como o Maciço da Serra dos Órgãos que caracteriza alguns municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Nele se destacam, em primeiro plano, o Complexo do Pão de Açúcar, localizado no bairro da Urca e composto pelos morros do Pão de Açúcar (395m de altura), da Urca e da Babilônia.

Mais ao fundo, à esquerda, o morro do Corcovado (710m) com a pujante estátua do Cristo Redentor (38m). Ambos os acidentes geográficos, o Pão de Açúcar e o Corcovado com o Cristo, tornaram-se emblemáticos para a cidade do Rio de Janeiro, e para o Brasil, em todo o mundo.

Cortando o círculo, quase na mesma posição de seu diâmetro, vê-se o Maciço da Serra dos Órgãos, simbolizando o interior do Estado, nele sobrelevando-se, com destaque, o monumento geológico do Dedo de Deus do alto de seus 1692m.

Como uma ponte unindo a Capital e o interior do Estado, salienta-se o Compasso, com as suas pontas levemente pousadas sobre as duas regiões. Sobre o Compasso vê-se colocado o Esquadro, formando assim, ambos, o emblema universalmente conhecido de nossa Instituição. Compasso e Esquadro, símbolos da espiritualidade e da materialidade, respectivamente.

A terra, o ar, a água e o fogo, os quatro elementos que, segundo os filósofos da Antiguidade, eram os responsáveis pela constituição do Cosmos, também figuram nesse emblema distintivo. Presentes em nossa Cerimônia de Iniciação, esses elementos simbolizam os vários estágios pelos quais passam os Recipiendários em suas sucessivas purificações, até conseguirem, finalmente, que se lhes dê a Luz. O fogo é simbolizado pelo Sol incandescente.

Envolvendo o círculo em sua parte inferior, vê-se dois ramos de acácia, símbolo da Inocência, da Incorruptibilidade e da Imortalidade da Alma, dirigidos para o Oriente e para o Ocidente, concluindo o círculo, em sua parte superior lê-se o nome da novel Potência maçônica.



Emitido em 19/03/2024 07:03